Permite o acesso ao aplicativo através de um navegador da web, bem como uma interface específica para dispositivos móveis, Add-ins para Microsoft Office, e protocolo FTP entre outros.
API abrangente por meio de serviços da Web RESTful com quase 500 tipos diferentes de solicitações e pode ser usada como um ponto de integração com aplicativos de terceiros.
Para o desenvolvimento de aplicativos, estão disponíveis SDKs (Software Development Kits) para Java e .NET, permitindo fácil acesso à API OpenKM.
OpenKM é um aplicativo Java EE que utiliza o Spring Framework. O módulo mais relevante é a camada de segurança - Spring Security - que centraliza o gerenciamento de acesso para usuários com base em suas credenciais. O controle de segurança está dentro de um módulo AccessManager, implementando a lógica de avaliação de segurança no aplicativo. A arquitetura Java EE implementada no OpenKM permite uma lógica de segurança personalizada.
A autenticação pode ser realizada com LDAP, via banco de dados próprio do OpenKM ou por meio de módulos específicos (por exemplo, OAUTH).
O OpenKM Core centraliza e implementa a lógica de gerenciamento e processamento para diferentes tipos de objetos armazenados no repositório. Esses objetos são nós do tipo documento, pasta, e-mails e registros, bem como a combinação de estruturas de metadados.
O OpenKM usa como padrão o mecanismo de fluxo de trabalho JBPM. O OpenKM pode se integrar a qualquer mecanismo de fluxo de trabalho.
O OpenKM usa o Hibernate para Mapeamento Objeto-Relacional (ORM), suportando vários bancos de dados relacionais (DBMS), como PostgreSQL, MySQL, Oracle ou MS SQL Server. O conjunto de camadas de metadados é armazenado em um banco de dados (DBMS), enquanto os objetos binários (documentos) são armazenados no sistema de arquivos definido pelo armazenamento de dados.
O mecanismo de pesquisa permite a recuperação rápida de informações. O OpenKM usa Lucene ou Elastic Search como seu mecanismo de pesquisa. Todos os objetos, binários ou não, com os quais o OpenKM trabalha são indexados pelo mecanismo de pesquisa.
Facilita a catalogação inteligente de documentos, integrando-se a vários mecanismos de OCR de código aberto (como Tesseract) e comerciais (como Chronoscan, Abby ou Kofax, entre outros).
Smart Tasks, agendador de tarefas (Crontab) e relatórios (Jasper Reports) permitem planejar, executar e controlar o processo de captura automática de metadados, bem como automatizar processos complexos de maneira amigável.
O OpenKM pode ser integrado à maioria dos antivírus. Todos os objetos binários são processados pelo mecanismo antivírus, garantindo a integridade do repositório e a segurança dos usuários na documentação de uso diário.
O sistema de estatísticas e relatórios do OpenKM capacita os administradores com uma fonte robusta de informações para monitorar o status do aplicativo. O OpenKM permite a análise de valores relacionados ao uso do Hibernate, cache de segundo nível, bem como métricas relacionadas à API e aos métodos principais.