O gerenciamento de documentos OpenKM tem suporte para software de gerenciamento de registros. Enterprise Content Management - ECM - é um termo definido em 2005 por profissionais da informação que vem concorrendo com outros conceitos como EDRMS ou ERMS. Existe muita literatura com termos relacionados à gestão de documentos, tais como; ECM, EDRMS, ERMS, DM, KM entre outros, mais influenciados por regras de marketing do que por razões objetivas.
No entanto, preferimos o termo EDRMS (Enterprise Document and Record Management System), talvez com menor sucesso no mundo do marketing, mas do nosso ponto de vista mais rigoroso e representativo.
A gestão da informação na gestão de documentos é a área de gestão responsável pelo controle eficiente e sistemático da criação, recebimento, manutenção, uso e disposição de documentos, incluindo processos para capturar e manter evidências e informações sobre atividades e transações comerciais na forma de registros. Os registros são informações criadas, recebidas e mantidas como evidência e informação por uma organização ou pessoa, em cumprimento de obrigações legais ou na transação de negócios.
As soluções de software de gerenciamento de registros governam as práticas dos gerentes de registros e de qualquer pessoa que crie ou use registros no decorrer de suas atividades comerciais. O gerenciamento de registros eletrônicos em uma organização inclui:
Todas as organizações precisam identificar o ambiente regulatório que afeta suas atividades e os requisitos para documentar suas atividades. As políticas e procedimentos das organizações devem refletir a aplicação do ambiente regulatório aos seus processos de negócios. Convém que uma organização forneça evidências adequadas dessa conformidade com o ambiente regulatório nos registros de suas atividades.
Convém que uma organização estabeleça, documente, mantenha e promulgue políticas, procedimentos e práticas para gerenciamento de registros para garantir que suas necessidades de negócios de evidências, responsabilidade e informações sobre suas atividades sejam atendidas.
Em um cenário de gerenciamento de registros eletrônicos, os registros são criados, recebidos e utilizados na condução das atividades empresariais. Para apoiar a condução dos negócios, cumprir o ambiente regulatório e fornecer responsabilidade, as organizações devem criar e manter registros autênticos, confiáveis e utilizáveis e proteger a integridade desses registros pelo tempo que for necessário. Para fazer isso, as organizações devem instituir e realizar um programa abrangente de gerenciamento de registros que inclua:
Um plano de arquivo é um esboço abrangente que inclui a série de registros, organização de arquivos, locais ativos de arquivos, instruções de transferência de arquivos, instruções de retenção e descarte de arquivos e outras instruções específicas que fornecem orientação para o gerenciamento eficaz de registros.
O plano de arquivo do software de gerenciamento de registros OpenKM especifica como os registros devem ser organizados depois de criados ou recebidos, fornece um "roteiro" para os registros criados e mantidos por uma unidade organizacional e facilita o descarte dos registros.
O plano de arquivo é criado detalhando a série de arquivos dos registros em sua unidade organizacional, bem como informações sobre como eles são gerenciados e por quem, incorporando as seguintes informações em seu plano de arquivo.
O plano de arquivo de gerenciamento de documentos OpenKM descreve todos os tipos de registros na organização, o local onde eles devem ser armazenados, as regras que se aplicam a eles, o tempo de vida e cronograma de retenção, a forma de seu descarte e a pessoa ou pessoas responsáveis por sua gestão. É composto pelas seguintes tarefas:
Permite herança entre séries de arquivos.
Defina a segurança por série de arquivos do registro.
Defina pesquisas comuns com base na série de arquivos de registro.
A classificação das atividades empresariais atua como uma ferramenta poderosa para auxiliar a condução dos negócios e em muitos dos processos envolvidos na gestão de registros:
Os sistemas de classificação refletem os negócios da organização da qual derivam e normalmente são baseados em uma análise das atividades de negócios da organização. O sistema pode ser usado para dar suporte a uma variedade de processos de gerenciamento de registros.