Alguns dos desafios da gestão do conhecimento de uma organização:
A gestão do conhecimento é um sistema de apoio à decisão que requer a implementação de um modelo que se relaciona com os processos de aprendizagem – por vezes baseados em machine learning – e a captura e transferência de conhecimento com as atividades do dia-a-dia (processo de partilha de conhecimento).
A captação de know-how não é, por si só, suficiente. De certa forma, atitudes apropriadas devem ser encorajadas e uma cultura de apoio mútuo deve ser fomentada na empresa.
As ferramentas e técnicas de aprendizagem devem ajudar a criar uma cultura favorável e atitudes predispostas ao compartilhamento.
Características básicas de um modelo de gestão do conhecimento (estratégia de gestão do conhecimento):
O OpenKM permite definir um único ponto de acesso a todas as informações - gerenciamento de conteúdo - usando uma taxonomia. O modelo de segurança ajuda você a definir quais informações os usuários podem acessar.
Baseado em um modelo de Aprendizado - aprendizado de máquina - e usando dados existentes dentro do próprio repositório, o OpenKM captura e identifica informações para distribuição e reutilização.
As soluções de gerenciamento OpenKM permitem automatizar processos recorrentes usando tarefas automatizadas. Esses processos reduzem custos, minimizam erros humanos e desencorajam os usuários a realizar tarefas repetitivas que não contribuem para o conhecimento.
As tarefas de gerenciamento de documentos do OpenKM são baseadas em eventos de documentos - como um conceito de paradigma de firewall, validar as regras e aplicar ações definidas - e ajudá-lo a definir automaticamente sua lógica de negócios. Você pode definir regras com base em eventos, por exemplo, mover um documento para um novo destino, alterar a segurança, aplicar transformações de documentos (conversão para PDF com compactação de grupo) entre outros. Graças à arquitetura do plug-in OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível.
Sistema de gerenciamento de documentos OpenKM, oferece uma trilha de auditoria completa e configurável. Ele permite que você tenha provas documentais da sequência de atividades que afetaram, a qualquer momento, uma operação, procedimento ou evento específico.
Webservices REST e CMIS
Protocolos de rede CIFS, FTP e WebDAV suportados.
Gerenciamento de conteúdo empresarial OpenKM, pode ser integrado rapidamente com aplicativos de terceiros. Existem integrações disponíveis com Bonitasoft BPM, Microsoft Office e Vtiger entre outros.
O gerenciamento de conteúdo empresarial OpenKM, permite criar um ou mais repositórios de conhecimento e torná-los acessíveis a toda a organização. Você pode encontrar um exemplo prático em https://docs.openkm.com.
A base de conhecimento, por exemplo, ajuda você a construir rapidamente um diretório de negócios (processo de captura de conhecimento).
O OpenKM pode ser usado para armazenar toda a correspondência física da empresa, documentos impressos - através de processos de digitalização - bem como e-mails, salvos no repositório.
Distribua automaticamente informações personalizadas para usuários ou grupos de interesse à medida que são produzidas no repositório.
Auxílio na consolidação de dados para tomada de decisão (DSS Decision Support System).
Relatórios automáticos para controle.
Sistema de gerenciamento de documentos OpenKM Zone OCR é um sistema de captura de dados e processamento de documentos (captura de conhecimento). Ele foi projetado para transformar fluxos de documentos de qualquer estrutura em dados prontos para negócios. Graças à arquitetura OpenKM é possível integrar com tecnologias comerciais como Abby Flexicapture, Kofax e Cognitive Forms entre outras.
Existem extensões disponíveis para visualizar arquivos AutoCAD e DICOM. Graças à arquitetura do plug-in OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível a outros formatos.
O controle de versão é o gerenciamento de alterações nos documentos. As alterações geralmente são identificadas por um código de número ou letra, denominado "número de revisão". Cada revisão está associada a um carimbo de data/hora e à pessoa que faz a alteração. As revisões podem ser comparadas e restauradas graficamente.