Desde 2005, a OpenKM se destaca no mercado por seus padrões no gerenciamento de documentos e tecnologias "Open Source". Porque está adaptado às necessidades de cada um dos seus clientes e aos seus problemas em termos de gestão documental na empresa.
Aqui está um pequeno tour do que foi, é e será OpenKM e sua imersão na gestão de documentos, cujo objetivo é que você nos conheça um pouco melhor.
Em 2004, a maior parte da equipe OpenKM trabalhou como desenvolvedores e gerentes de projetos em uma empresa especializada em novas tecnologias e open source, e distribuidora de soluções de gestão documental de tecnologia proprietária.
Naquela época, o custo dos produtos de gerenciamento de documentos só era viável para grandes empresas. Depois de estudar e analisar vários gerenciadores de documentos da época, nasceu a ideia de desenvolver um sistema de gestão do conhecimento 'Open Source' que por sua natureza, pudesse ser utilizado tanto por grandes quanto por pequenas empresas, mas sem a necessidade de um grande investimento na sua aquisição.
É em 2005 que surge a ideia, que está se tornando realidade com o recebimento de fundos para desenvolvimento pelo governo espanhol através do Programa Nacional de Tecnologias de Serviços para a Sociedade da Informação. A primeira versão do produto foi lançada em janeiro de 2007: assim nasceu o OpenKM (Open Knowledge Management)
Nesse mesmo ano, após o encerramento da nossa antiga empresa, decidimos investir neste produto e lançar o nosso próprio. A nossa visão nesta nova jornada e a experiência neste tipo de aplicação, permitiu-nos ir ao mercado e lançar novas versões com novas funcionalidades. O desenvolvimento contínuo do produto, a proximidade com os clientes e os tempos de resposta foram considerados fatores chave para ir de encontro às necessidades do mercado.
Surgiram os primeiros clientes (tanto nacionais como internacionais) e os sonhos começaram a ganhar forma. A partir de 2009, algumas grandes contas confiaram em nosso produto e começamos a desenvolver nossa rede de parceiros.
Nosso esforço começou a ser reconhecido com prêmios como o segundo melhor projeto empresarial da IE Business School e como melhor implementação do Portal de Software 'programa essencial para os negócios'. Recebemos também contatos de congratulações de gigantes como Google e consultores como Gartner.
2011 e 2012 são os anos de consolidação, ampliação da equipe, com profissionais experientes tanto na área técnica como na área comercial. OpenKM expande seu mercado para todos os continentes e tem clientes em lugares tão diversos como Japão, América Latina, Cingapura e Austrália. O aplicativo está traduzido para 35 idiomas e registrou uma média de 7.000 downloads mensais pela Web, alcançando mais de 4.000 instalações em todo o mundo.
Em 2013, alcançamos os objetivos econômicos necessários para dar continuidade ao projeto, mantendo o roadmap desenhado, duplicando o volume de negócios do ano anterior, bem como o número de clientes e parceiros.
Hoje, nosso desejo é continuar construindo parcerias em todos os níveis com nossos clientes, parceiros e aplicativos de terceiros que nos permitam oferecer uma solução abrangente em qualquer ambiente organizacional, com o objetivo firme de alcançar a melhor experiência possível para usuário.
Obrigado por nos ajudar a melhorar