OpenKM incorpora um módulo de leitura e identificação de código de barras. O módulo de código de barras suporta os seguintes formatos e graças à arquitetura de plug-in do OpenKM, é possível torná-lo facilmente extensível a outros formatos.
É um código de barras numérico de alta densidade. Além disso, inclui quatro caracteres especiais (A, B, C, D), que não aparecem na interpretação do código. Este código de barras é de comprimento variável e não possui soma de verificação.
O código de barras Code 128 é um código alfanumérico que pode codificar 106 caracteres diferentes, comprimento variável e inclui checksum. Tem uma grande aceitação em logística, serviço de encomendas, rotulagem de produtos, bilhetes e aplicações postais.
Praticamente todos os produtos vendidos nos EUA usam o código de barras UPC-A. Contém 12 dígitos. Os seis primeiros são atribuídos pelo "Uniform Code Council". Os cinco restantes são usados para identificar o produto. O último dígito é a soma de verificação. O código de barras UPC-E é uma versão aparada do UPC-A, é usado quando não há espaço suficiente para o código UPC-A padrão.
O código de barras Code39 foi o primeiro código alfanumérico a ser lançado no mercado, caracteriza-se por ser de média densidade, além de ser o mais utilizado (uso não comercial). Este código é um detector de erros, o que torna o uso de checksum não obrigatório. Deve começar e terminar com um asterisco (*). É usado principalmente para especificações militares e governamentais.
Existem duas versões de EAN (European Article Numbering), EAN 8 e EAN 13, que permitem codificar 8 e 13 dígitos respectivamente. É um código numérico e inclui checksum. O código de barras EAN 13 é usado na maioria dos produtos comerciais europeus.
O código de barras RSS 14 (Reduce Space Symbology) codifica a identificação completa do item EAN.UCC de 14 dígitos em um símbolo que pode ser lido omnidirecionalmente por scanners a laser de ponto de venda configurados adequadamente. É o tipo de código de barras mais recente para identificação com restrição de espaço do "EAN International" e do "Uniform Code Council". Os códigos de barras RSS geralmente são usados na indústria alimentícia e de saúde, onde os itens são muito pequenos para permitir o uso de outras simbologias de código de barras.
O Code 93 foi desenvolvido com o objetivo de complementar o Standard Code 39. É um código alfanumérico de alta densidade que suporta o conjunto completo de caracteres ASCII sem a ambiguidade de seu antecessor. O código de barras pode ter comprimento variável e precisa de dois caracteres de soma de verificação. É usado em logística e serviços de encomendas e correios.
ITF-14 (Interleaved Two of Five) é a implementação GS1 para codificar artigos comerciais. Os símbolos ITF-14 são geralmente usados em processos de embalagem de produtos. O ITF-14 sempre codificará 14 dígitos.
RSS Expandido é capaz de codificar 74 caracteres numéricos ou 41 caracteres alfabéticos e é normalmente usado em pontos de venda de varejo. A leitura é unidirecional, como o RSS-14.
O Data Matrix é um sistema de codificação bidimensional que permite a geração de um grande volume de informação em um formato muito limitado, com alta confiabilidade de leitura graças a sistemas de informação redundante e correção de erros. O uso deste tipo de códigos é recomendado para componentes eletrônicos.
Nomeado após a semelhança do padrão localizador central com uma pirâmide asteca, o código aztec tem o potencial de usar menos espaço do que outros códigos de barras de matriz porque não precisa ser cercado por um espaço em branco.
O PDF417 é um código multilinear, contínuo, de comprimento variável, com alta capacidade de armazenamento de informações. É um arquivo portátil, tem capacidade de até 1800 caracteres numéricos, alfanuméricos e especiais. Possui mecanismos de detecção e correção de erros: nove níveis de segurança, o que permite uma leitura e decodificação bem-sucedida, mesmo quando o dano do código é de 40%. É usado em diferentes setores como indústria, banco, serviço de encomendas ou logística.
Um QR Code (Code of Rapid Response) é um módulo para armazenar informações em uma matriz de dados ou um código de barras bidimensional. Caracteriza-se por três quadrados encontrados nos cantos permitindo ao leitor detectar rapidamente a posição do código.