OpenKM incorpora um módulo de faturação eletrônica que extrai faturas em formato "XML" para depois as armazenar no sistema, permite ainda outras funções como validar a fatura através de assinatura digital, descarregar em formato PDF ou enviar notificações.
A fatura eletrônica é a versão digital das faturas em papel tradicionais, devendo ser juridicamente equivalente a esta. Pela sua própria natureza, as faturas eletrônicas podem ser armazenadas, geridas e trocadas por meios eletrônicos ou digitais.
Para que a fatura eletrônica seja válida, deve ser preenchida com assinatura eletrônica, permitindo eliminar a fatura em papel.
Nos países onde a lei o suporta, a validade de uma fatura eletrónica é exatamente a mesma da fatura em papel tradicional e, graças à assinatura digital que inclui integridade e um elevado nível de rastreabilidade, é juridicamente considerado um documento vinculativo e não precisam de mais provas ou confirmação de sua própria existência.
A fatura eletrônica será feita em 2 fases:
Consoante a dimensão da empresa e o volume das suas vendas, a poupança na emissão e gestão de faturas (emissão, envio, receção, armazenamento, pesquisa, assinatura, devolução, pagamento) pode oscilar entre 40% e 80%.